Teste de Bechdel

Sou professor numa disciplina onde ensino programação de jogos e nesse 08 de março, Dia das Mulheres, busquei fazer minha parte ao trazer para os alunos o conhecimento do Teste de Bechdel, ainda não muito conhecido pelo grande público no Brasil.

Abaixo pode-se ver uma tradução da tirinha de Alison Bechdel, que deu nome ao teste. A tira é de 1985 e trás o título A REGRA. A tradução foi feita por mim para a página do facebook Girls of Comics.

Teste de Bechdel.png
Teste de Bechdel (Traduzido)

Na tira, podemos conferir duas mulheres conversando sobre assistir um filme no cinema. Uma dela diz que tem três regras simples para que ela tope: o filme precisa ter duas mulheres que conversam entre si sobre algo que não seja um homem.

Recentemente o teste é levado muito em conta para se narrar uma história, seja ela contada num livro, desenho animado, filme ou, como é o caso desse exemplo, jogo.

Desejo à você, mulher, não apenas um ótimo dia das mulheres, mas também que sua representatividade e feminilidade sejam respeitadas cada vez mais. Feliz dia das mulheres!

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: