Bolsa Bom Senso

Antes de postar o texto a seguir o mostrei para um amigo e ele me questionou: “Mas você acha que vai atingir o público-alvo?” Ao que respondi: “Não tenho grana pra pagar 5 minutos na Rede Globo no intervalo da novela”.  Aí ele riu e disse que não foi nesse sentido, mas sim se quem precisa desses toques vai se importar ou se simplesmente continuarão ignorando. Bom… Isso vai depender de vocês concordarem comigo e passarem a ideia adiante, caso concordem. Se você é um dos poucos que terão lido até essa linha, já me enchi de esperança. 

Antes de postar o texto a seguir o mostrei para um amigo e ele me questionou: “Mas você acha que vai atingir o público-alvo?” Ao que respondi: “Não tenho grana pra pagar 5 minutos na Rede Globo no intervalo da novela“.  Aí ele riu e disse que não foi nesse sentido, mas sim se quem precisa desses toques vai se importar ou se simplesmente continuarão ignorando. Bom… Isso vai depender de vocês concordarem comigo e passarem a ideia adiante, caso concordem. Se você é um dos poucos que terão lido até essa linha, já me enchi de esperança. 

BOLSA BOM SENSO

QUEREMOS MAIS EDUCAÇÃO!!!” Por favor… Ao invés de esbravejar pelas redes sociais e ficar reclamandinho da “educação porca que o governo oferece“. Olhe pro seu filho, olhe que ser incrível, com um cérebro prontinho pra ser usado. Eduque-o, converse com ele sobre a importância da leitura, dê livros pra ele (e antes de dizer que são caros saiba que se você consegue pagar pela internet pra ler isso, consegue pagar por um livro). Não tem filho? Fale com o filho de um amigo ou mesmo com o próprio amigo.

Quer um efeito muito melhor do que apenas dizer que tá tudo uma bosta?

Compareça na escola para saber como ela funciona e converse diretamente com os professores nas reuniões marcadas. Você sabia que os professores marcam reuniões para conversar com os pais e os que mais precisam comparecer NUNCA vão antes do final do ano? Não sabia?! Pois é… Acontece. Estes pais aparecem (quando aparecem) no final do ano para dizer:

Como assim meu filho tá reprovado?! Que absurdo!!! Ninguém me avisa disso! Que escola mais inútil! Ano que vem ele não estuda mais aqui!!!

Poupe sua saliva e pense: Sério que a escola é a inútil? Sério mesmo? Você apenas soube que seu filho reprovou depois que não tinha mais jeito e a escola é a inútil? Você não comparece as reuniões por alguma desculpa qualquer, não conversa com teus filhos, não cobra nunca e a culpa é dos outros ainda?! Falo sobre a utilidade dos professores depois de 3 parágrafos. Antes, queria muito perguntar isso:

Você sabia que seu filho não precisa levar o celular para a escola?

Peça o telefone da escola, ligue na escola se precisar urgentemente falar com teu filho. Várias gerações sobreviveram sem a existência do celular, seu filho consegue respirar sem ele também. Acredite! Hoje em dia muitas aulas se resumem aos seguintes gritos: “Desliga o celular, Fulana! Presta atenção, Ciclano! Não põe fogo no coleguinha, Beltrano!

Eu estou exagerando? Sou um maluco exagerado que tá aumentando e tudo não é bem assim? Teu filho é um santo imaculado, correto? “São os outros que não se comportam“. Você já pensou que se os mais de 40 pais de uma turma pensassem a mesma coisa e todos estivessem certos, não haveria bagunça (e provavelmente eu estaria escrevendo da Tailândia e não do Brasil)? Apareça na escola de surpresa um dia e confira com os próprios olhos. Veja se é exagero.

Quando sai nos noticiários: “Professor agride aluno em escola do interior” meu primeiro pensamento é: “Coitado desse professor… A que nível de stress não foi submetido e durante quanto tempo aguenta coisas terríveis em sala?” E antes que você venha jogar pedras em mim, peço de novo: “Compareça na escola você mesmo… Saiba como funciona, veja funcionando…”. Essas ‘agressões‘ e ‘explosões de raiva‘ tão acaloradamente expostas pela mídia normalmente é um dia que o professor perdeu a cabeça, puxou um aluno pelo braço e o fez sentar na cadeira. Não duvido que o mesmo, uns poucos segundos depois, estivesse rindo e conversando com os colegas: “E aí, gravou tudo? Manda pro youtube po“.

A escola serve para ensinar. A educação por parte da família não é dever da escola. E outra (pasmem!) APRENDER DEPENDE DO SEU FILHO e não do professor. “Ah! Mas que serve o professor então?” Ele é um guia, está lá para fazer teu filho entender. Entender é uma coisa, aprender é outra. Já ouviu o provérbio chinês que diz: “Quem vê, esquece. Quem ouve entende e quem faz aprende“? Pois é… E quem realmente aprende não esquece. Infelizmente os professores não podem aprender pelo teu filho, isso é tarefa dele. Entender o conteúdo da aula e estudar sozinho em casa depois para APRENDER. A educação no Brasil não está péssima EXCLUSIVAMENTE por causa do governo.

O governo poderia/deveria investir mais na educação? Óbvio! Mas que tal pararmos de esperar o ‘bolsa bom senso‘ e simplesmente melhorarmos nossa postura enquanto cidadãos? Finalmente, por que escrevi isso tudo? Simplesmente para, quem sabe, abrir os olhos de um ou dois pais, assim como muitos professores tentam que ao menos os dois ou três alunos que prestam atenção consigam compreender a matéria. Muitas vezes torcendo para que eles não se tornem professores, porque olha…

Tá difício ezerçer essa funssaum lendu kda ves mas textos assim

Obrigado pela atenção e, se gostou, compartilhe a mensagem.

    1. Valeu! 😀

      Like

      Reply

    2. Obrigado 🙂

      Like

      Reply

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: