Dinheiro, Amor e Trabalho

Sobre dinheiro, amor e trabalho… Uma reflexão sobre atendimento ao público.

Se fosse LEI tratar bem o cliente, muita gente faria por obrigação, não por vontade, concorda?

Não sendo lei, muita gente trata bem por obrigação para com os patrões, não porque querem, certo?

Os que tratam bem seus clientes e não têm patrões (autônomos) ainda assim muitas vezes fazem isso para que o cliente volte outras vezes e não por vontade…

Ou seja, quando a pessoa simplesmente trata bem o cliente porque tem empatia o suficiente para isso ela não precisa de um grande esforço cobrando a si mesma, nem precisa ser cobrada por patrões ou pela lei.

É nesse estágio de evolução utópico que eu gostaria que pudéssemos chegar: não necessitando de cobranças de quem quer que seja. Mas isso só se alcançaria por meio de uma bondade que não é própria do ser humano. Veja bem…

Muitas pessoas não estão preparadas nem mesmo para tratar bem aqueles que pagam por sua força de trabalho, n’outras palavras, pagam pelo seu tempo (que é nosso bem mais precioso). Que dirá tratar bem por amor.

Sim… AMOR. Creio que esse sentimento desenvolvido por meio de empatia com o próximo e busca pela proximidade com Deus é muitas vezes o que falta no princípio de diversas atividades que exercemos.

Ao meu ver, esse sentimento não é inato, precisa ser cultivado e treinado. Creio que é possível alcançá-lo por meio de uma vigília constante em relação aos próprios pensamentos, pensamentos esses que se tornam sentimentos, que por sua vez determinam nossas ações, ações essas que ao se tornarem rotina moldam nosso ser.

Se leu até aqui e concordou, da próxima vez que ouvir uma senhora ou senhor dizendo que está “faltando Deus na vida das pessoas”, não enxergue essa sabedoria como uma redução simplista dos problemas. Os idosos podem não usar os mesmos termos ou tecnologias que usamos, mas na maioria das vezes sabem muito bem o que estão dizendo.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: