Professor Particular de Matemática

Você quer poder dar aulas de Matemática na sua casa, controlando quando ‘entra’ e quando ‘sai’ do serviço? Nesse artigo vou dar algumas dicas sobre aspectos elementares desse processo.

Você quer poder dar aulas de Matemática na sua casa, controlando quando ‘entra’ e quando ‘sai’ do serviço? Nesse artigo vou dar algumas dicas sobre aspectos elementares desse processo.

Tenho amigos que são professores em escolas e três dos pontos que incomodam nessa profissão, de acordo com eles, são: não poder controlar os horários de aulas, quantidade de alunos em sala e ganhos no mês. Muita gente não para pra pensar que essas três coisas podem ser controladas quando se é professor particular.

Horários

Caso opte por trabalhar em casa é interessante que você tenha disciplina ao definir seus horários caso deseje que não batam na sua porta às 23h30, por exemplo, pedindo aulas de reforço porque têm prova na manhã seguinte.

Já dei aulas de madrugada algumas poucas vezes, mas foi por algo além da urgência dos alunos: eu quem aceitei (meu relógio biológico sempre foi meio ferrado). É claro que não precisamos necessariamente atender ao horário do aluno, mas é importante que haja conversa na hora de combinar data e hora e que, nessa conversa, haja algum nível de flexibilidade.

É importante também deixar claro se você aceita ou não o cancelamento de uma aula e dentro de qual prazo a pessoa deve avisar.

Quantidade de alunos

Ter o benefício de ministrar aulas para menos estudantes é bom, mas às vezes é possível reunir uma pequena turma (de duas a quatro pessoas) que estudam o mesmo assunto e estão mais ou menos no mesmo nível de entendimento. Quando isso for possível é bom recombinar os valores e deixar muito claro como serão as aulas.

Diferente da sala de aula, onde o modelo já está posto e não é necessário explicar como funciona sua aula. Numa turma particular, principalmente quando se trata de crianças, é importante deixar claro que eles devem tirar as dúvidas e, mais do que isso, é fundamental que o professor teste se essas dúvidas realmente foram sanadas ou não.

O preço a se pagar por não realizar esses teste é um resultado ruim da pessoa que buscou sua ajuda. Nas minhas aulas, sempre tenho uma conversa com os pais a respeito do que o aluno conseguiu entender e ressalto a importância de estudar mais determinada parte do conteúdo onde ele teve mais dificuldade.

Salário

Leia até o final, pois depois de conseguir montar sua estrutura de aulas particulares é importante conseguir os alunos, e no fim do texto tem uma ideia bacana.

Quem paga seu salário vê mais de perto o resultado das suas aulas, dessa forma, ao ministrar aulas particulares você perdeu um patrão para ganhar um monte deles. Você deve satisfação a cada um e o que será avaliado é não só a forma como ensina mas o quão efetivo foi esse ensino.

Tenha em mente isso quando for precificar tuas aulas: É pelo aprendizado dos filhos que os pais estão pagando. Pode parecer óbvio, mas não é.

O aprendizado é algo que nem as provas mais bem elaboradas conseguem medir com precisão. Dessa forma, acredito que o professor é quem precisa encontrar meios para melhor colocar o preço em sua hora/aula. Em particular, gosto de usar essa pergunta:

O quão bem você consegue explicar um conteúdo vasto em pouco tempo?

Gosto dela pois normalmente quem procura por aulas particulares precisa entender em duas horas ou três como fazer exercícios de um determinado conteúdo que foi ensinado durante todo um bimestre ou, algumas vezes, até mesmo durante um semestre de aulas.

Quando o aluno sai da minha aula sabendo fazer tais exercícios e conseguindo explicar os conceitos estudados com suas próprias palavras, entendo que o meu trabalho foi bem feito. E, se o aluno sai ainda com grandes dificuldades, sugiro que faça mais aulas (comigo ou com outra pessoa), mas que faça.

O preço da sua aula é você quem dá, mas para efeitos gerais, normalmente uma hora/aula de Matemática varia de R$20,00 a R$80,00.

Como captar alunos na internet?

Eu mantenho uma página no facebook chamada Cafemática, por meio dela já encontrei diversos alunos pelo Brasil. Acredito que falta entre nós, professores, uma maior união…

Nessa página mesmo, gostaria de poder indicar pessoas que também trabalham com aulas pela internet, mas os professores são bem reservados ainda. No momento que nos unirmos seremos bem mais fortes, pois tenho certeza que há muita busca.

Estou montando um time de professores de Matemática e Física que queiram trabalhar online. Caso queira receber material a respeito desse assunto (incluindo indicações para aulas particulares) basta deixar seus dados abaixo:

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: