Jovem caloura viraliza na internet ao publicar foto amamentando o filho

Seu nome é Rafaela de Jesus Nascimento. Natural de Aracaju, Sergipe, mas sempre morou no interior do estado. Conversamos com ela para que contasse um pouco mais sobre si e sobre a foto que viralizou. Segue o seu depoimento na íntegra.

Seu nome é Rafaela de Jesus Nascimento. Natural de Aracaju, Sergipe, mas sempre morou no interior do estado. Conversamos com ela para que contasse um pouco mais sobre si e sobre a foto que viralizou. Segue o seu depoimento na íntegra.


Um pouco sobre a Rafaela

Rafaela de Jesus Nascimento

Alguns dias antes do meu aniversário de 17 anos descobri que estava grávida, o que foi um choque não só pra mim mas para todos que convivem/conviviam comigo ou até mesmo aqueles que só me conheciam por fotos e mesmo assim insistiam em criticar, julgar e até diminuir minhas escolhas.

Durante os meus nove meses de gestação ouvi muitas coisas positivas, mas as negativas gritavam nos meus ouvidos:

Você acabou com o seu futuro e com o de mais uma pessoa

Essa foi a frase que mais escutei e a que mais mexia comigo, não pelo fato de duvidarem de mim, mas sim por eu mesma ficar em dúvida sobre minha própria força.

Algo que realmente me manteve no foco e com a certeza de que conseguiria [criar meu filho] foi o apoio de pessoas de meu âmbito familiar, especialmente minha mãe, que amava me lembrar todas as manhãs que se eu não conseguisse lutar por mim, quem iria?!

E assim foi… Batalhei, corri atrás, insisti, chorei muito, sorri e então nasceu meu pequeno! Bernardo, agora com 5 meses!

Ele me mantém centrada, não consigo imaginar um futuro sem ele e muito menos um futuro onde não consiga buscar, de todas as formas, dar conforto e segurança pra ele. Foi ele quem me preservou o tantinho de garra que me havia me restado pra tentar ganhar mais uma… E olha só! Aprovada em primeiro lugar em Geografia, graças a cotas destinadas a pessoas como eu (baixa renda), na Universidade Federal de Sergipe!

Durante a minha preparação pro Enem ainda estava grávida; mais sonolenta e cansada do que nunca, mas sempre acreditando que era capaz de conseguir ingressar no curso que sempre sonhei. Li muitos livros antigos, assisti vários vídeos na internet e contei com a ajuda de amigos que já estavam no ensino superior. E deu muito certo! Consegui conquistar o curso que queria: Geografia! Minha paixão desde o ensino fundamental e, futuramente, a porta pra minha sonhada profissão: professora! Espero passar pelo menos um pouquinho do conhecimento desse mundo para as futuras gerações!

Sobre a foto

Durante a euforia da grande novidade não consegui seguir o costume de outros jovens de colorir o rosto com suas futuras profissões. Então, uma tarde na minha casa, recebi a visita de uma amiga e, como de costume, ficamos na calçada jogando conversa fora e resolvemos então seguir a sagrada lei dos aprovados!

Pintei o rosto com a maior alegria do mundo! Meu bebê acordou e resolvi amamenta-lo e junto ao click da minha amiga veio toda essa repercussão sobre a foto e por minhas palavras… Algo que realmente não imaginava!

Rafaela amamentando o pequeno Bernardo

Saber que minha história incentiva e ajuda meninas/mulheres a acreditarem cada vez em si me enche de vida e dá uma vontade ainda maior de seguir lutando e ajudando cada mulher que ache que não é capaz ou suficiente pra alguma coisa.

Sim, meninas, vocês conseguem tudo! O mundo e outros planetas se quiserem e nunca deixem de lembrar disso todas as manhãs e todas as noites antes de dormir! Então não parem, conquistem o mundo e nos vemos formadas daqui a alguns anos, beijão!


E essa é a história da Rafaela, gente! Quem gostou fica à vontade para espalhar e mandar uma mensagem de carinho pra ela, o link para a foto original é esse: https://www.instagram.com/p/BtWroMehiTD/

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google photo

You are commenting using your Google account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: