OPINIÃO | Existem problemas ridículos de Matemática?

Muita gente faz graça com um tipo em particular de exercício: aquele que propõe-se a contextualizar a Matemática em algum uso cotidiano do aluno e, ao mesmo tempo, apresenta uma situação claramente muito distante da realidade.

Analisando o significado da palavra ridículo (aquilo que provoca risos), acreditamos que a resposta para a pergunta feita no título está parcialmente respondida: existem; e deixamos aqui um exemplo desse tipo de problema.

Imagem: Problema das Melancias
Fonte: @cafematico

Sabendo que o próprio conceito de número sequer existe no mundo físico e, ainda assim, podemos usá-lo para inúmeras situações, quero deixar claro que esse post curto de opinião não resolve o problema das “perguntas bobas” e a intenção sequer é essa. Quero apenas levantar essa discussão para que outros professores reflitam na hora de reproduzir atividades assim e levem em conta que o aluno acha esses absurdos uma bobagem. É possível continuarmos usando e deixar claro que se tratam de situações absurdas ou adaptarmos para que se aproximem mais da realidade, isso vai do docente e dos estudantes.

Trazendo o problema do seu José para a realidade, poderíamos pesquisar o preço real da melancia e descobrir quantas melancias, em média, um dono de quitanda compra para o seu estoque semanal ou, se possível, incentivar os alunos para que fizessem essa investigação, não seria legal?

Acredito que a melhor resposta que tenho no momento é essa: “Sim, existem problemas ridículos, mas qual o problema em dar risada ou aprender de forma lúdica?”

Para acompanhar mais do meu trabalho sério, acesse: http://www.youtube.com/Cafemática

Agora, se prefere dar risada: http://www.facebook.com/Cafemática

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: