Forte terremoto atinge o norte do Chile, causando danos

Um poderoso terremoto de magnitude 7,0 atingiu a costa do norte do Chile, causando danos e levando algumas pessoas a evacuarem por precaução, disseram as autoridades. Um tremor secundário, que atingiu 6,3, ocorreu em meia hora.

O primeiro terremoto aconteceu às 12h09, horário local, de terça-feira, e se concentrou a cerca de 40 quilômetros a noroeste de Carrizal Bajo, um vilarejo na região norte do Atacama, ou 113 quilômetros a sudoeste de Copiapó. Foi seguido pelo abalo secundário às 12h30.

A agência sismológica do Chile disse que o terremoto inicial mediu 7,0 e atingiu cerca de 31 quilômetros abaixo do fundo do mar, tornando-se um terremoto raso. O tremor secundário mediu 6.1. O U.S. Geological Survey (USGS) colocou as magnitudes em 6,8 e 6,3, respectivamente.

O terremoto inicial foi sentido em toda a região e acordou muitas pessoas, mas não houve relatos imediatos de vítimas. Alguns danos e pequenos deslizamentos foram registrados em áreas próximas ao epicentro. Várias pessoas que viviam perto da costa foram evacuadas por precaução.

Com base em todos os dados disponíveis, não há ameaça de tsunami neste terremoto”, disse o Centro de Alerta de Tsunami do Pacífico em um boletim aos Estados membros. “Nenhuma ação é necessária”.

O Epicentro do terremoto (Google Maps)

O Chile está localizado no Círculo de Fogo do Pacífico, um arco de falhas geológicas que circunda a Bacia do Pacífico, sujeito a terremotos frequentes e de grande porte. Um terremoto de magnitude 9,5 atingiu a costa central do Chile em maio de 1960, matando milhares de pessoas. Foi o maior terremoto já registrado.

Fonte: BNO News

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: