2020 | Mensagem de feliz ano novo 2021

2020 foi um ano difícil para todos por incontáveis motivos. Quero falar contigo sobre isso a partir da minha visão de professor.

Caso prefira ouvir a mensagem, fiz uma versão em vídeo.

Há vários anos a gente conversa sobre diferentes estratégias e formas de alcançar e interessar os estudantes para ensinar nossos conteúdos. Não estávamos alheios à internet antes desse ano, mas também não estávamos imersos nesse ambiente digital.

2020, para nós professores, foi um divisor de águas por forçar praticamente todos nós a tomarmos alguma distância do tradicional e encontrarmos outras formas de ensinar.

Um ano de salas de aulas vazias e muito trabalho em casa.

A gente poderia ficar falando, inclusive, sobre como estamos acostumados a levar trabalho para casa há anos sem isso ser valorizado e muitas vezes sequer notado pelas pessoas. Poderíamos, nós que já gravamos conteúdo para a internet, ressaltar o quanto é difícil planejar, gravar, editar, publicar e ser assistido com atenção.

Mas vamos ser práticos: todo mundo que tem alguma noção da realidade entendeu isso nesse ano. Pais, em todo país, que precisaram auxiliar os filhos com as tarefas de casa deixaram claro em diversos áudios o quanto a escola e o professor presencial fazem falta e o quanto esse profissional é insubstituível.

Professores dando seu jeito de gravar como podem, entenderam o quanto é difícil produzir uma videoaula e deixaram de lado o preconceito de chamar seus próprios colegas de vlogueirinho, blogueirinha, youtuberzinho… Entre outros diminutivos claramente pejorativos.

Online ou offline, ser professor é difícil, como sempre soubemos que seria. Mas também é maravilhoso poder fazer a diferença na vida dos outros. Olha o momento que vivemos! Veja se não é fundamental saber ler e interpretar tantas notícias que impactam diretamente nossas vidas e das pessoas com as quais nos importamos.

Olhar para uma turma de 10, 50, 100 ou 12.000 alunos (como é o caso do canal Cafemática) e saber que fiz algo positivo na vida dessas pessoas é algo que me faz imensamente feliz e, tenho certeza, é o sentimento de cada amigo professor que está assistindo esse vídeo.

Certamente 2020 não foi fácil, nem 2021 será, mas ninguém nunca nos prometeu que seria, certo? O importante é, ao meu ver, mantermos a fé, a coragem e nossa determinação para continuarmos fazendo uma diferença positiva nas vidas que levarão adiante os conhecimentos e valores que decidirem acolher.

Desejo que você e sua família estejam bem e que nosso 2021 seja melhor. Obrigado pela atenção e até o próximo vídeo, falou…

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s