Elite edutuber reúne 20 milhões de seguidores

Uma pesquisa encomendada à Talkshoppe pelo Google, em agosto de 2020, apontou que 90% dos usuários do Youtube têm o hábito usar a plataforma para estudos e pesquisas, ou seja, aproximadamente 90.000.000 (NOVENTA MILHÕES) de pessoas.

Gráfico: Número de inscritos (em milhão) dos maiores do Youtube Edu
Fonte: Valor, Globo¹

Uma curta nota com essa informação foi lançada hoje (08/02/2021) no site Valor¹, na qual foi ressaltado também que 87% dessas pessoas que usam o youtube para estudar fazem isso para desenvolver habilidades profissionais, “Isso inclui desde conteúdo para conseguir uma colocação no mercado de trabalho, especialização técnica – programação, idiomas, marketing digital – e até obter habilidades socioemocionais como liderança, trabalho em equipe e produtividade”, concluem.

E, a partir daí, gostaria de acrescentar que, ainda que considerássemos não existir interseção de inscritos (ou seja, pessoas inscritas em mais de um desses canais simultaneamente) a soma desses mais de 20 milhões de inscritos é baixa em relação a pessoas que fazem conteúdo voltado para entretenimento, um nicho extremamente valorizado na plataforma youtube.

E um dos fatores que pode causar essa quantidade relativamente baixa de inscritos é que as pessoas que assistem os conteúdos educacionais não necessariamente seguem os professores. Assim, acredito que esses números seriam bem mais expressivos caso levássemos em conta a quantidade de visualizações de cada canal. N’outras palavras: a audiência existe, mas falta apoio.

Assim, aproveito para deixar um pedido aos estudantes: apoie também seu criador de conteúdo educacional. Deixa teu like, comenta, divulga para os amigos e se inscreva. Essa cultura precisa chegar ao nicho da educação também, para que possamos juntos crescer cada vez mais.

E, aos colegas educadores, meus parabéns!!! Vocês são orgulho e motivação para cada um de nós que batalha na produção de conteúdo educacional para a internet! Saber que vocês “chegaram lá” é uma prova de que apesar de difícil, é uma meta alcançável. Obrigado por existirem e pelo trabalho!

Maiores edutubers brasileiros

Lista dos maiores atuais edutubers brasileiros:

REFERÊNCIA

NERY, Carmen. Elite dos “edutubers” junta 20 milhões de seguidores. Acessada em 08/02/2021. Disponível em: https://valor.globo.com/publicacoes/suplementos/noticia/2021/02/08/elite-dos-edutubers-junta-20-milhoes-de-seguidores.ghtml

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s