Blog

Por que aprender Matemática?

prof. Fernando Batista

A maioria dos brasileiros prestou ou prestará concurso público em algum momento da vida e, nesse momento, provavelmente perceberá que uma das ferramentas para conseguir passar à frente de diversos candidatos é a Matemática. Além desse motivo, a Matemática também pode ser útil para desenvolver outras habilidades como o raciocínio lógico, o pensamento crítico, a formulação de hipóteses a partir da realidade observada, entre outras. Se entendermos a Matemática como a ‘arte de resolver problemas’, podemos dizer que a pessoa bem estudada nessa ciência é mais capaz de observar a realidade e, a partir dos dados obtidos, solucionar os problemas analisados. E isso, ao meu ver, é o que a torna a Rainha das Ciências. Pois a ciência é justamente a observação, análise e busca pela solução dos mais variados desafios.

A Matemática, infelizmente, também é vista por muitos como uma mistura de assuntos misteriosos, confusos e impossíveis de entender. Uma pessoa que cresce acreditando nisso se torna um adulto muito incrédulo na própria capacidade de aprender esses assuntos, por essa razão acredito que é mais eficiente começarmos a mudar a forma de enxergar e estudar a Matemática desde a infância. Afinal, a mente de uma criança é certamente mais apta a acreditar em suas potencialidades.

O problema é parcialmente este: não nos dizem, ou não nos dizem cedo o bastante para que entre em nossa cabeça, que a matemática é uma linguagem e que podemos aprendê-la como qualquer outra, inclusive a nossa própria. Temos de aprender nossa língua duas vezes: primeiro quando aprendemos a falar, depois quando aprendemos a ler. Felizmente, a matemática só tem de ser aprendida uma vez, já que é uma língua quase que totalmente escrita. (ADLER, 2010, p.268)

Nesse sentido, quero expor aqui novamente que o Cafemática é um projeto de vida cuja intenção NÃO é que as pessoas tragam suas tarefas ou trabalhos para que eu os resolva, bem como também NÃO é intenção ensinar apenas o que já é ensinado na escola, mas sim trabalharmos de modo a desenvolver em quem assiste, pouco a pouco, um senso matemático mais apurado, para que desenvolvam suas habilidades, percam o medo dessa disciplina e consigam aprender essa linguagem que é a Matemática (e também um bocado de programação).

Tal processo de aprendizado, vale frisar, é lento e precisa ser constante, pois assim como não é de um dia para o outro que se aprende inglês, por exemplo, também não é de um dia para outro que se aprende Matemática.

Por isso sempre repito o pedido de que favorite o site, inscreva-se no canal pra acompanhar os vídeos, clique no bendito sininho pra receber as notificações e, claro, converse comigo pra eu ter esse feedback de como estão sendo e como você gostaria que fossem nossos encontros (sejam eles em vídeo ou em texto).

Forte abraço, obrigado por ter lido até aqui, tenha um ótimo dia e até a próxima!


REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

ADLER, Mortimer; DOREN, Charles. Como ler livros: o guia clássico para a Leitura Inteligente. São Paulo: É Realizações, 2010. (Coleção Educação Clássica)

☕ Início das Aulas 2018 | Ódio de Matemática

Início de ano letivo, momento de dor e sofrimento para alguns e alegria para outros. Aproveito essa data para falar um pouco a respeito desse tema e comentar sobre o que penso desse ódio que muita gente acredita nutrir pela Matemática.

Quaisquer comentários serão bem vindos. Forte abraço!

 

Burrocracia | A burocracia em excesso

Quando alguém fala que é fácil, só precisa assinar um papelzinho ou preencher um formulário ou qualquer coisa do tipo que serve apenas pra gastar horas inúteis informando dados que sequer serão lidos, já vai dando uma agonia, daquelas que tiram o fôlego e dão enxaqueca instantânea…
 
Os sites não-governamentais que usam o cadastro dos usuários o fazem por um motivo simples: Manter contato direto com a pessoa. Pra isso eles precisam do nome, e-mail e, no máximo, um telefone. QUANDO É QUE AS INSTITUIÇÕES VÃO COMEÇAR A USAR UMA ID ÚNICA E EXCLUSIVA?!
 
Ou, se não vão, POR QUE NÃO?!
 
Eu to cansado de gastar horas pra nunca conseguir imprimir certidão alguma, documento algum… A coisa toda emperra, não vai, trava… A gente precisa informar nome do terceiro filhote do cachorro da tataravó de quinto grau… E no final aparece alguma mensagem do tipo:
 
Você pode ter informado seu nome errado
 
CARA! É O MEU NOME! SÃO 28 ANOS USANDO O MEU NOME! ACREDITE EM MIM, ELE NÃO ESTÁ ERRADO!!!
 
Eu sei que a burocracia é tipo um remédio e, se bem dosado, pode ser útil. Mas já passaram da medida há tempos e o que era pra remediar virou VENENO.
 
A burocracia envenena nossa vida, roubando-nos tempo com papelada supérflua, máquinas atravancadas e gente bugada que, pra citar um exemplo, precisa de um papel com uma assinatura e carimbo pra acreditar que você sabe falar inglês ou então que sabe usar um computador.
 
Estou falando que não é importante ter cursos de inglês ou de informática ou de seja lá o que for? Não, não estou… Pra que a mensagem fique bem clara, simples e direta:
 
TENHO NOJO DE BURROCRACIA! 

Medo do Branco | Como escrever bem?

Como começar um texto? Já passei por esse momento incontáveis vezes, principalmente nos blogs que já tive… Mas, no mestrado, adquiri uma habilidade através da agonia de olhar por horas uma folha em branco, sem conseguir completar sequer uma frase enquanto me sentia o ser mais burro do universo… E essa habilidade chama-se:

Escrever

Simplesmente escreva! Não tem problema se o texto ficar ruim, de primeira. Depois podemos rebuscar, adicionar conteúdo, informações, mesclar com imagens, etc… Mas se nunca começarmos uma frase é certo que essa frase também nunca será concluída.

Dito isso, é desse modo que farei com que esse blog avance… É assim que trarei conteúdos em vídeo: fazendo. E você, que presta atenção ao que escrevo e falo, tenho como principal aliado(a) nessa caminhada. Obrigado por estar aqui! Esteja sempre a vontade para falar comigo, deixar sugestões ou críticas.

Para deixar registrada uma resposta (talvez até muito curta) à questão no título, acredito que a única forma de melhorarmos é fazendo cada vez mais, errando e corrigindo o que estiver errado. Espero melhorar a cada dia e lhes oferecer um bom conteúdo de Matemática. Espero contar contigo! Siga meu canal para acompanhar os vídeos:

www.youtube.com/cafematica

Forte abraço e até a próxima!

 

 

search previous next tag category expand menu location phone mail time cart zoom edit close